Novidades
Stablecoins podem ser utilizadas como proteção contra a inflação?
08/05/2023
O stablecoin possui como característica, ser atrelado a um produto ou moeda fiduciária, de forma a acompanhar o preço deste produto de referência, que pode ser um mineral, como o ouro ou uma moeda forte, como o Dólar.
A partir dessa característica, os stablecoins podem se tornar um investimento especialmente atrativo, em lugares onde a inflação está demasiadamente alta e a moeda fiduciária de ocasião é muito frágil. Ao longo de 2023, dois países, que para além de uma situação econômica delicada, possuem altas taxas de posse de stablecoins, sendo eles, a Turquia e a Argentina.
Segundo pesquisa da GWI, reproduzida pela agência Reuters, estes dois países são respectivamente o primeiro e segundo colocados no ranking elaborado no estudo, quanto à posse de criptomoedas. Na Turquia, cerca de 27,1% dos internautas que responderam a pesquisa informaram possuir algum tipo de cripto ativo, incluindo stablecoins. Já na Argentina, esse número é ligeiramente menor, com 23,5% dos internautas entrevistados possuindo algum tipo de ativo digital.
Ambos os países passam por uma situação econômica desfavorável, com inflação alta e câmbio com o dólar extremamente desvalorizado. Na Turquia, a inflação oficial medida em Março foi de 50,1% em 12 meses, enquanto a inflação Argentina,a inflação local alcançou no mesmo período, 104,5%.
Já o valor do Peso Argentino chegou ao patamar de $225,17 por 1 Dólar, na cotação oficial, quase não utilizado. No mercado de câmbio paralelo, o valor é mais que o dobro, cerca de $ 490 pesos por 1 Dólar. Na Turquia, o câmbio se mostra mais equilibrado, onde 1 Dólar é trocado por 19,48 Liras Turcas.
A população em um cenário de inflação alta e câmbio desvalorizado, procura adquirir criptoativos, como os stablecoins para proteger seu patrimônio da desvalorização e da inflação, onde em caso de necessidade, trocaria o ativo digital por Dólar, para após isso, realizar o consumo de bens e serviços.
Os stablecoins mais utilizados em nível mundial, são o Tether Dólar (USDT) e USD Coin (USDC), o que permite que nestes países, os saldos em stablecoin sejam trocados em Dólar com maior facilidade. Enquanto a situação econômica destes países não melhora, a compra de stablecoins foi uma das maneiras encontradas para superar esse momento desafiador, com o custo benefício que apenas a tecnologia de tokenização pode oferecer.
Por Pedro Guedes.
Com informações de Reuters, The Tokenist e Investing.
Imagem: Shutterstock
Veja também:
A Agência Fitch confirma rating do Brasil em "BB", com tendência de estabilidade
Com o ano se encerrando no mercado financeiro, é...
Em mais um passo para a normalização das SAFs, grupo de empresários inicia contatos para negociar compra de grande clube brasileiro.
Nos últimos anos, clubes de futebol no Brasil...
A CCB digital, a nova fronteira entre o digital e o Real.
Dentro do universo dos Títulos de Crédito, as...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!