Novidades
O Banco de Compensações Internacionais e o Projeto Nexus: o PIX sem fronteiras?
03/04/2023
Dentro do sistema financeiro internacional, há uma instituição antiga, responsável pela supervisão bancária e a cooperação internacional entre os Bancos Centrais. Essa instituição é conhecida pela sigla BIS, de origem inglesa, para Bank for International Settlements.
Em português, o BIS é conhecido como Banco de Compensações Internacionais. A partir de sua localização, na cidade de Basileia, na Suíça, o Banco de Compensações Internacionais realiza pesquisas e discussões entre os seus países membros para entender e definir os rumos do sistema bancário internacional. Esta instituição construiu as recomendações para o Sistema Interbancário que serviram de base para os Acordos de Basileia, assinados em 1988, 2004 e 2010 e que guiam a atuação dos bancos dentro das economias nacionais e no mercado internacional.
Nos últimos anos, o BIS demonstrou maior atenção ao tema dos Sistemas de Pagamentos Instantâneos e em como estas ferramentas podem dinamizar as economias nacionais. O desenvolvimento de soluções para a realização de pagamentos instantâneos não é algo novo, com vários bancos centrais iniciando pesquisas ou lançando para o público essas soluções.
No Brasil, temos o PIX, lançado em 2020 e que se massificou rapidamente, superando em vários momentos o volume de pagamentos realizados nas formas de cartão de débito e crédito. No âmbito do BIS, também há um projeto de Solução para Pagamentos Instantâneos, que está em desenvolvimento desde 2019 e que está iniciando os primeiros testes práticos, o Projeto Nexus.
O principal objetivo do Projeto Nexus é conectar cerca de 60 países a uma base de pagamentos instantâneos internacionais comum, permitindo que pessoas e empresas possam transacionar valores de maneira mais ágil. Atualmente, o projeto está disponível para uso em dois países asiáticos e um país europeu, sendo eles respectivamente Malásia, Singapura e Itália. Após seu lançamento oficial, o Nexus será disponibilizado para o uso no Brasil também. Para o público leigo, o Nexus funcionaria como um PIX Internacional, algo que o BACEN não descarta implementar no PIX, em um futuro próximo.
Partindo do pressuposto que a tendência tecnológica é que cada país construa sua solução para pagamentos instantâneos, o BIS não ambiciona em substituir esses projetos nacionais, mas sim em conectá-los em uma base comum, permitindo que haja conversão instantânea entre moedas e que os diferentes aplicativos disponíveis consigam conversar entre si. Hoje, o projeto precisa resolver essas duas questões, sendo necessário conectar de maneira bem sucedida os diversos projetos nacionais para pagamento instantâneo hoje existentes e construir uma rede de instituições de câmbio e compensação que consigam efetuar alto volume de transações com rapidez, segurança e preços com bom custo-benefício para o usuário final.
Ainda, o BIS tem o desafio de construir o Projeto Nexus de maneira compatível com ampla gama de legislações financeiras e de acordo com os acordos e tratados de combate à lavagem de dinheiro, que variam sensivelmente de acordo com a região do globo. Mesmo sendo uma tarefa complexa estruturar o Nexus a operar de maneira bem sucedida, se alcançar esse resultado, o BIS poderá iniciar uma nova fase no comércio e turismo internacional, com empresas e turistas transacionando produtos e serviços ao redor do mundo com maior rapidez, segurança e melhor preço.
Por Pedro Guedes
Fonte: Bank for International Settlements e Banco Central do Brasil
Imagem: Bank for International Settlements
Veja também:
Após meses de pessimismo, Agentes de Mercado se mostram confiantes com nova estimativa de corte de juros pelo FED
Ao longo de 2024, os Agentes de Mercado foram...
Tecnologia e Sistema Financeiro: os termos "Internet Banking" e "Mobile Banking"
No âmbito da tecnologia e do sistema financeiro,...
2024 se inicia com captação no mercado financeiro menor que em 2023
Na última sexta-feira, dia 16 de fevereiro, a...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!