Novidades

As diferenças entre o FED e o BACEN

As diferenças entre o FED e  o BACEN

03/04/2023

O Federal Reserve é o banco central dos Estados Unidos que desempenha suas funções visando promover a efetiva operação da economia dos Estados Unidos e, de maneira geral, do interesse público. Sendo assim, o Federal Reserve, ou apenas FED como na sigla em inglês, atua em áreas que vão de encontro com os outros bancos centrais como, conduzir a política monetária do país, promover a estabilidade do sistema financeiro e fornecer segurança e solidez às outras instituições financeiras por meio do seu monitoramento. 

Ele inclui três entidades-chave: o Conselho de Governadores, os doze Bancos do Federal Reserve, e o Comitê Federal de Mercado Aberto (i.e FOMC, sigla em inglês). O Conselho de Governadores fica situado em Washington D.C e é o órgão governamental do Federal Reserve, guiando as suas operações para a promoção dos objetivos e responsabilidades a ele fornecidas. Ele é governado por sete membros, sendo eles denominados pelo Presidente dos Estados Unidos e suas posições são confirmadas pelo Senado.  

Os doze Bancos de Reserva e suas 24 Agências são os braços operacionais do Sistema do FED. Cada Banco opera dentro da sua própria área geográfica específica, ou distrito bancário, dos EUA, reunindo dados e outras informações sobre as empresas e as necessidades de comunidades locais em sua região. Essas informações são então levadas em consideração nas decisões de política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto e outras decisões tomadas pelo Conselho dos Governadores.

O FOMC é o outro órgão do Sistema que define a política monetária nacional, decidindo sobre a posição ou "postura" apropriada de política monetária para ajudar a movimentar a economia em direção aos objetivos congressionalmente exigidos de máximo emprego e estabilidade de preços. O Comitê aumenta e diminui sua faixa de alcance para a política, que é a taxa de fundos federais (a taxa em que as instituições depositárias emprestam a cada outros), para alcançar esses objetivos duplos.

Em comparação com o Banco Central do Brasil (BACEN), os objetivos são parecidos, porém, diferentemente do BACEN, o FED opera de maneira descentralizada. Isso porque, como os Estados Unidos são divididos em doze distritos bancários, cada um tem o seu próprio FED. Além disso, ele possui participação da iniciativa privada no Sistema, pois são constituídos de bancos comerciais de cada região e, no BACEN, esse tipo de instituição não está atrelada ao meio. 

Por fim, a principal diferença entre os dois sistemas é acerca da independência onde, o modelo norte-americano pressupõe total independência política do governo, sem que o governo tenha qualquer influência sobre o FED. Contudo, no Brasil, a questão da autonomia é recente, uma vez que o BACEN, há pouco tempo estava vinculado ao Ministério da Economia e, em fevereiro de 2022, foi sancionada pela Lei Complementar nº 179/2021 que dá maior independência ao Banco. Para que assim, além de ter esse ponto de ser mais autônomo, incentive o pensamento a longo prazo como já acontece com o FED. 

 

Por Ana Callegaro

Com informações de: Federal Reserve e BACEN

Imagem: iStock

Veja também:

Securitização: o que é?

Securitização: o que é?

No mercado financeiro, existem diversas...

Leia mais
Conceitos Econômicos básicos: Superávit e déficit

Conceitos Econômicos básicos: Superávit e déficit

Ao se observar notícias nos jornais e matérias...

Leia mais
Como a mudança de regras nos índices MSCI afetam as empresas brasileiras?

Como a mudança de regras nos índices MSCI afetam as empresas brasileiras?

Na última semana, a empresa MSCI, sigla em...

Leia mais

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades

Fale conosco!

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:

atendimento@gbxbrasil.com

Retornaremos o mais rápido possível!

(51) 99172-2315
(51) 9172-2315

©2024. GBX - Inteligência que gera riqueza. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: