Novidades
O que são FDICs?
09/11/2023
Dentro do Mercado Financeiro, uma área que movimenta grandes somas de valores é o Mercado Creditório, que a partir do manuseio de títulos de crédito, gera ativos financeiros, que são transacionados em operações de balcão, por pessoas físicas e empresas. Um player que manuseia e transaciona esses ativos creditórios são os FDICs.
Os FIDCs, também conhecidos como Fundos de Investimento em Direitos Creditórios, são condomínios de investidores, responsáveis por constituir um Fundo de Investimentos, onde 50% dos valores arrecadados com os cotistas são destinados a aquisição de títulos creditórios, como duplicatas, cheques, cédulas de crédito bancário. Títulos creditórios de longa ou incerta duração, como precatórios, também podem ser adquiridos por FIDICs. Esses fundos são regulamentados pela Resolução 175 e a Resolução 187, ambas da Comissão de Valores Mobiliários.
Por exemplo, uma empresa vende um produto a prazo para um consumidor através de cartão de crédito. Os recebíveis do cartão de crédito (as parcelas a serem pagas pelo consumidor) podem ser vendidos para um FIDC na forma de direitos creditórios. Isso permite à empresa antecipar o recebimento destes recursos em troca de uma taxa de desconto. A taxa de desconto é uma remuneração para os investidores do fundo.
Os créditos de um FIDC podem ser originados de transações realizadas nos segmentos financeiro, comercial, industrial, imobiliário, de hipotecas, de arrendamento mercantil e de prestação de serviços. Os investidores do fundo ficam indiretamente expostos aos retornos e riscos de tais créditos.
Todo o FIDC possui um regulamento que determina a política de investimento do fundo. O regulamento define os critérios de composição e de diversificação da carteira, os riscos de crédito, de mercado e demais riscos envolvidos e, se for o caso, o segmento em que o fundo atuará. Sob essas regras que o Gestor ou Administrador do Fundo irá alocar os recursos arrecadados com a venda de quotas e dividir o lucro dessas operações com os cotistas
Esse rendimento, análogo a um investimento de renda fixa, traz aos investidores-cotistas uma opção aos títulos tradicionais dessa modalidade de investimento.
Por Pedro Guedes
Com informações: CVM e B3
Imagem: GBX
Veja também:
A tecnologia blockchain e seus usos
O blockchain é uma tecnologia de registro...
Em um marco para a tokenização de ativos, empresas que tokenizaram ações pagam dividendos pela primeira vez
O mercado acionário brasileiro atinge uma marca...
Mesmo com captação recorde para os últimos 6 meses, Poupança ainda possui fluxo de saques mais alto.
O Banco Central informou os números da caderneta...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!