Novidades

Empreendedorismo e a política ESG

Empreendedorismo e a política ESG

30/05/2023

Em termos legislativos, no Brasil, em março de 2023, a Política Integrada de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) entrou em vigor. A iniciativa é pioneira no âmbito das agências reguladoras no Brasil e promove os princípios da Organização das Nações Unidas (ONU) pautados em direitos humanos e do trabalho, na proteção ambiental e anticorrupção. 

O empreendedorismo e a política ESG (Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança) estão se tornando cada vez mais interligados, à medida que empreendedores e empresas buscam combinar o sucesso financeiro com a responsabilidade ambiental e social. 

O empreendedorismo se refere à criação e operação de novos empreendimentos com o objetivo de gerar valor econômico, inovar e desenvolver soluções para necessidades de mercado. Os empreendedores são agentes de mudança, impulsionando o crescimento econômico e a geração de empregos.

A política ESG, por outro lado, é uma abordagem que considera critérios ambientais, sociais e de governança na tomada de decisões de negócios. Ela se baseia na premissa de que as empresas devem adotar práticas sustentáveis, e ter uma governança corporativa sólida, buscando alinhar as atividades empresariais com objetivos ambientais, sociais e de responsabilidade corporativa.

A partir disso, cada vez mais empreendedores estão incorporando os princípios ESG em seus modelos de negócios ao reconhecerem que, além de buscar lucros, também devem considerar o impacto ambiental e social de suas operações. Essa abordagem não apenas contribui para a sustentabilidade a longo prazo, mas também pode fornecer benefícios comerciais, como o fortalecimento da reputação da empresa, a atração de talentos e a conquista de clientes que valorizam a responsabilidade social e ambiental.

Desse modo, existem várias maneiras pelas quais o empreendedorismo e a política ESG podem se relacionar, sendo eles: a inovação sustentável, a responsabilidade social, transparência e governança, e a atração de investimentos, pontos que se tornam ainda mais relevantes para os investidores.

Com isso, a adoção da política ESG pelos empreendedores não é apenas uma questão de conformidade, mas também uma oportunidade de inovar e de se destacar no mercado. Ao combinar o empreendedorismo com a política ESG, é possível criar impacto positivo tanto nos negócios quanto na sociedade como um todo.

 

Por Ana Carolina Callegaro

Com informações de: Agência Brasil, CNN Brasil e Agência Nacional de Saúde Suplementar

Imagem: iStock

Veja também:

Securitização: o que é?

Securitização: o que é?

No mercado financeiro, existem diversas...

Leia mais
Com o mercado financeiro tenso pela reunião do COPOM, o IPCA acima da média reforça preocupações com a Inflação

Com o mercado financeiro tenso pela reunião do COPOM, o IPCA acima da média reforça preocupações com a Inflação

A semana vem se mostrando complexa no mercado...

Leia mais
2024 inicia com mudança no topo da lista das empresas mais valiosas do mundo.

2024 inicia com mudança no topo da lista das empresas mais valiosas do mundo.

O Ano de 2024 não terminou seu primeiro mês, e...

Leia mais

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades

Fale conosco!

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:

atendimento@gbxbrasil.com

Retornaremos o mais rápido possível!

(51) 99172-2315
(51) 9172-2315

©2025. GBX - Inteligência que gera riqueza. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: