Novidades
Como as taxas de juros afetam o crédito?
05/06/2023
A economia, seja de um país como o Brasil ou um de uma pequena cidade de algum lugar do mundo possuem como denominador comum, a necessidade de crédito, seja para um cidadão pagar uma dívida ou um empresário expandir seu negócio, o crédito é necessário em alguma medida. Quando o crédito é abundante, ou seja, as empresas e pessoas emprestam com facilidade, a atividade econômica se expande com mais facilidade, com novos investimentos ocorrendo.
Por outro lado, quando o crédito fica escasso, com empresas e pessoas emprestando menos, novos investimentos ficam dificultados. A questão que pode aparecer na cabeça do leitor, é : o que leva a uma maior ou menor disponibilidade de crédito? Dentre as diferentes motivações para essa disponibilidade, uma que é muito importante é a Taxa de Juros.
A taxa de juros afeta a oferta de crédito ao influenciar o custo do empréstimo, o risco percebido pelos credores, o custo de captação de recursos pelas instituições financeiras e as políticas monetárias e regulatórias. As condições de oferta de crédito podem variar de acordo com as taxas de juros predominantes, o que impacta a disponibilidade e acessibilidade do crédito para os tomadores de empréstimos.
No Brasil, a Taxa de Juros é definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), órgão do Banco Central, que a cada 40 dias, define a taxa de juros básica no Brasil. Por ser uma taxa de referência, ela é base para os empréstimos feitos por instituições financeiras, como Bancos, mas não é um limite nos índices de juros, o que permite que essas empresas cobrem juros muito maiores que a taxa de juros definida pelo BACEN.
Em um ambiente financeiro restritivo, crédito é uma solução cada vez mais necessária. Para conhecer nossa soluções Peer to Peer, visite nosso site: https://gbxbrasil.com.br/
Por Pedro Guedes
Imagem:GBX
Veja também:
Antecipação de recebíveis em alta
A antecipação de recebíveis é uma prática...
Tokenização, tecnologia e inovação
A tokenização é uma das principais tendências da...
Banco Central prepara finalização da regulação do mercado de criptoativos no segundo semestre de 2024.
Após meses de expectativas entre os Agentes de...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!