Novidades
A tecnologia Blockchain e o transporte marítimo
31/05/2023
As tecnologias como blockchain e, ainda, a tokenização estão sendo cada vez mais adotadas no setor de transporte marítimo para melhorar a eficiência, a transparência e a segurança das operações. Essas tecnologias podem ser utilizadas como forma de rastreamento, ou seja, com o uso do blockchain, é possível realizar o registro e rastreamento imutável de informações relacionadas ao transporte marítimo, como a própria localização de containers. Em conjunto a isso, o uso de contratos inteligentes, tecnologia relacionada ao Blockchain, também ganha relevância ao automatizar e facilitar a execução de acordos entre várias partes, por exemplo, com as transportadoras e seguradoras.
Desse modo, essas tecnologias podem facilitar a colaboração entre as partes envolvidas na cadeia de suprimentos, permitindo o compartilhamento seguro de informações e a automação de processos, além de tornar o transporte marítimo mais seguro, transparente e conectado. Um exemplo disso, foi a implementação de um sistema baseado em blockchain pelo Maersk, uma grande empresa de transporte marítimo, para rastrear e documentar o transporte de containers de café desde a origem até o destino final.
A tecnologia blockchain é uma estrutura de dados digital que permite o registro e compartilhamento seguro de informações entre várias partes, sem a necessidade de uma autoridade central. Ela cria registros imutáveis e transparentes, que podem ser acessados e verificados por todos os participantes da rede.
No contexto do transporte marítimo de café, a tecnologia blockchain permite que todas as partes envolvidas, desde produtores e exportadores até transportadores e importadores, tenham acesso em tempo real aos dados relacionados ao transporte, como documentação, rastreamento, status de contêineres e informações sobre a qualidade do produto.
Ao usar blockchain, a Maersk busca aumentar a eficiência e a transparência no processo de exportação de café. Isso ocorre porque a tecnologia permite uma troca de informações mais rápida e precisa, reduzindo a necessidade de comunicação manual e a ocorrência de erros ou discrepâncias nos registros. Além disso, a tecnologia pode ser útil para garantir a qualidade do produto ao longo da cadeia de suprimentos. Com isso, o exemplo representa como essa tecnologia pode ser aplicada no setor de transporte marítimo e logística, auxiliando na eficiência, transparência e confiança na cadeia de suprimentos.
Por Ana Carolina Callegaro
Com informações de: Exame
Imagem: iStock
Veja também:
Entidades do Sistema Financeiro Nacional: CRSFN
Quando se fala no Sistema Financeiro Nacional, é...
Curva de Juros, um dos indicadores chaves do mercado financeiro
No mercado financeiro, um elemento chave para o...
2024 se inicia com captação no mercado financeiro menor que em 2023
Na última sexta-feira, dia 16 de fevereiro, a...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!