Novidades
A tecnologia Blockchain e o transporte marítimo

31/05/2023
As tecnologias como blockchain e, ainda, a tokenização estão sendo cada vez mais adotadas no setor de transporte marítimo para melhorar a eficiência, a transparência e a segurança das operações. Essas tecnologias podem ser utilizadas como forma de rastreamento, ou seja, com o uso do blockchain, é possível realizar o registro e rastreamento imutável de informações relacionadas ao transporte marítimo, como a própria localização de containers. Em conjunto a isso, o uso de contratos inteligentes, tecnologia relacionada ao Blockchain, também ganha relevância ao automatizar e facilitar a execução de acordos entre várias partes, por exemplo, com as transportadoras e seguradoras.
Desse modo, essas tecnologias podem facilitar a colaboração entre as partes envolvidas na cadeia de suprimentos, permitindo o compartilhamento seguro de informações e a automação de processos, além de tornar o transporte marítimo mais seguro, transparente e conectado. Um exemplo disso, foi a implementação de um sistema baseado em blockchain pelo Maersk, uma grande empresa de transporte marítimo, para rastrear e documentar o transporte de containers de café desde a origem até o destino final.
A tecnologia blockchain é uma estrutura de dados digital que permite o registro e compartilhamento seguro de informações entre várias partes, sem a necessidade de uma autoridade central. Ela cria registros imutáveis e transparentes, que podem ser acessados e verificados por todos os participantes da rede.
No contexto do transporte marítimo de café, a tecnologia blockchain permite que todas as partes envolvidas, desde produtores e exportadores até transportadores e importadores, tenham acesso em tempo real aos dados relacionados ao transporte, como documentação, rastreamento, status de contêineres e informações sobre a qualidade do produto.
Ao usar blockchain, a Maersk busca aumentar a eficiência e a transparência no processo de exportação de café. Isso ocorre porque a tecnologia permite uma troca de informações mais rápida e precisa, reduzindo a necessidade de comunicação manual e a ocorrência de erros ou discrepâncias nos registros. Além disso, a tecnologia pode ser útil para garantir a qualidade do produto ao longo da cadeia de suprimentos. Com isso, o exemplo representa como essa tecnologia pode ser aplicada no setor de transporte marítimo e logística, auxiliando na eficiência, transparência e confiança na cadeia de suprimentos.
Por Ana Carolina Callegaro
Com informações de: Exame
Imagem: iStock
Veja também:

Com dados de inflação abaixo do esperado, FED ressalta que o corte nos juros será iniciado antes da inflação alcançar efetivamente a meta de 2%
Após um primeiro trimestre marcado por dados de...

O que são as SAFs e como elas impactam os clubes de futebol no Brasil?
O futebol brasileiro é marcado por clubes de...

O ChatGPT e os tokens de Inteligência Artificial: inovações para o mercado digital
O ChatGPT é um algoritmo baseado em Inteligência...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!