Novidades
Banco Central prepara finalização da regulação do mercado de criptoativos no segundo semestre de 2024.
20/05/2024
Após meses de expectativas entre os Agentes de Mercado, o Banco Central do Brasil divulgou o cronograma do desenvolvimento regulatório para o Mercado de Criptoativos em 2024. Segundo a Autarquia, a implementação das regras que irão reger as relações entre Exchanges, consumidores e o próprio Banco Central.
A princípio, o processo regulatório será estruturado em 3 fases, a serem implementadas ao longo do segundo semestre de 2024. A primeira fase será implementada por meio de uma nova consulta pública, de forma a receber mais sugestões dos Agentes de Mercado quanto às medidas que o BACEN pode vir a tomar no futuro na regulação do mercado de criptoativos.
A segunda etapa será a definição de regras para o uso de stablecoins para pagamentos e câmbio. Esse tema chama a atenção do Estado, que é sensível a usos ilícitos das operações que utilizem moeda estrangeira, inclusive para compra e venda de criptoativos.
Por fim, a terceira fase será focada no desenvolvimento das regras em áreas de câmbio e regulação presencial para as exchanges. O Banco Central chama as exchanges de VASPs (sigla em inglês para provedores de serviços de ativos virtuais). O BACEN planeja ainda estruturar a regulação para autorização na operação destas empresas.
Os Agentes de Mercado esperam que essas fases sejam cumpridas até o final do ano. Após isso, será aberto prazo para adequação das instituições que já operam ou desejam operar no mercado de criptoativos.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, conheça nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de Infomoney
Imagem: GBX
Veja também:
Transações bancárias: realização das transações via celular ganha relevância
Os meios digitais cada vez mais se consolidam...
A CVM e a construção de OTCs Tokenizadas
O desenvolvimento cada vez maior das tecnologias...
Com aumento do preço dos veículos 0km, principais empresas do setor de locação de veículos sofrem perdas bilionárias com depreciação de veículos em estoque
No mercado automobilístico brasileiro, as...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!