Novidades
A Internet das Coisas no Brasil
22/05/2023
A Internet das Coisas (IoT) é uma das tecnologias mais disruptivas dos últimos anos, e o Brasil está se tornando um mercado importante para a IoT, com empresas em todos os setores adotando a tecnologia para melhorar a eficiência, a produtividade e a experiência do cliente.
Entre os setores que estão liderando esse crescimento estão manufatura, saúde, agricultura, transporte e logística. Na manufatura, por exemplo, as empresas estão usando sensores e dispositivos conectados para monitorar e controlar a produção, otimizando o processo e reduzindo os custos. Na saúde, a IoT está sendo usada para melhorar o atendimento ao paciente, permitindo que os médicos monitorem remotamente pacientes com condições crônicas e forneçam atendimento mais personalizado e eficiente.
Na agricultura, os produtores estão usando sensores para monitorar o clima, a umidade e outros fatores para otimizar a produção e aumentar a eficiência. No transporte e logística, a IoT está sendo usada para rastrear veículos e carga em tempo real, melhorando a eficiência e reduzindo o tempo de entrega.
No caso do Brasil, uma pesquisa divulgada em 2022 pela Logicalis revelou que a taxa de empresas com projetos de IoT em andamento saltou de 32% para 57% de 2018 a 2021 com destaque para aplicações de monitoração de ativos, manutenção preditiva, geolocalização, rastreamento de entregas, cargas e logística externa. Das 133 empresas consultadas, 42% tinham intenção de investir em projetos de IoT nos 18 meses posteriores ao da realização da pesquisa, de agosto a setembro de 2021.
Redução de custos, melhoria da eficiência operacional e suporte à tomada de decisões funcionam como principais vetores para o avanço do IoT, onde as empresas são pressionadas a ter planos de ação bem construídos para dar respostas rápidas ao mercado.
O 5G é considerado outro fator de estímulo a projetos de IoT, por eliminar barreiras de infraestrutura de conectividade e ampliar opções de redes para conexão de dispositivos. Entre as redes alternativas que suportam IoT, Renato Pasquini, diretor de pesquisa da Frost & Sullivan, cita as de tecnologias LoRa (de longo alcance e baixa frequência), a LPWAN (para baixo volume de transmissão a longa distância) e o wifi.
Por Ana Carolina Callegaro
Com informações de: Valor Econômico
Imagem: Freepik
Veja também:
Após semanas de baixa recorrente, o Real se torna a moeda emergente mais desvalorizada em 2024
Ao longo do segundo trimestre, o Real Brasileiro...
Reddit conclui acordo de licenciamento com a Open AI e suas ações disparam
Após semanas de negociação, a rede social Reddit...
Termos do Mercado Financeiro: "Pullback"
O termo "pullback", ou recuo conforme a tradução...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!