Novidades
Termos do Mercado Financeiro: "Pullback"
21/08/2023
O termo "pullback", ou recuo conforme a tradução em português, é uma pausa ou queda moderada em um gráfico de preços de ações ou commodities em relação aos picos recentes que ocorrem em uma tendência de alta contínua. Um recuo é muito semelhante à retração ou consolidação e, às vezes, os termos são usados de forma intercambiável. O termo recuo é normalmente aplicado a quedas de preços com duração relativamente curta - por exemplo, algumas sessões consecutivas - antes da retomada da tendência de alta.
As retrações são amplamente vistas como oportunidades de compra após um título ter sofrido um grande movimento de alta de preço. Por exemplo, uma ação pode sofrer um aumento significativo após um anúncio de lucros positivos e, em seguida, sofrer uma retração, já que os investidores com posições existentes tiram o lucro da mesa, ou seja, vendem algumas ou todas as suas posições compradas. Os lucros positivos, entretanto, são um sinal fundamental que sugere que a ação retomará sua tendência de alta.
A maioria dos recuos envolve a queda do preço de um título para uma área de suporte técnico, como uma média móvel, um ponto de pivô ou um nível de retração antes de retomar a tendência de alta. Os traders devem observar cuidadosamente essas áreas-chave de suporte porque um rompimento delas pode sinalizar uma reversão em vez de um simples recuo.
Normalmente, as retrações não alteram a narrativa fundamental subjacente que está conduzindo a ação do preço em um gráfico. Normalmente, são oportunidades de realização de lucros após uma forte alta no preço de um título. Por exemplo, uma empresa pode divulgar lucros estrondosos e ver as ações subirem 20%. A ação pode sofrer uma retração no dia seguinte, já que os traders de curto prazo obtêm lucros vendendo algumas de suas posições compradas. Entretanto, o forte relatório de lucros sugere que o negócio subjacente à ação está fazendo algo certo. Os investidores e os traders que compram e mantêm as ações provavelmente serão atraídos por esses relatórios de lucros sólidos, o que sustentará uma tendência de alta sustentada no curto prazo.
Por Ana Carolina Callegaro
Com informações de: Investopedia
Imagem: GBX
Veja também:
Após negociações, os controladores da Cielo aceitam pagar mais aos acionistas minoritários no fechamento de capital da empresa
Após semanas de negociações, a Cielo anunciou...
Como os bancos vêm investindo em tecnologia?
De acordo com o estudo da FEBRABAN (Federação...
O PIX após dois anos de utilização: maior bancarização e mudança de hábitos do consumidor
Divulgado ao público em 05 de outubro de 2020...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!