Novidades
Os 30 anos do plano real
28/06/2024
Durante a década de 1980, a economia brasileira foi caracterizada por baixo crescimento e hiperinflação, onde a inflação anual chegou a 2.500% em 1994, às vésperas da mudança de plano econômico. Após quase 15 anos de colapso econômico, o Governo Federal à época, chefiado por Itamar Franco, deu ao Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, autonomia e recursos irrestritos para a conclusão do projeto de contenção da inflação.
Para construir o Plano Real, foram convidados os economistas Gustavo Franco, Pedro Malan, Pérsio Arida e Clóvis Carvalho para iniciar os trabalhos de planejamento e execução das medidas necessárias para a efetivação do Plano Real. O projeto foi construído de forma faseada, em 3 fases de execução.
A primeira fase do projeto foi caracterizada pelo ajuste das contas públicas e o combate à sonegação fiscal, de forma a combater os recorrentes déficits públicos, de forma a enfrentar a desconfiança da população, uma das causas da inércia inflacionária. Com o corte de gastos implementado, foi executada a segunda fase do Plano Real e talvez, a mais ousada, a implementação do URV.
A Unidade Real de Valor, conhecida pela sigla URV, foi pensada para ser uma unidade de conta, onde uma obrigação era calculada em URV e paga em Cruzeiro Real. Essa relação, semelhante a um caso de duas moedas em circulação ao mesmo tempo, foi essencial para anular o impacto da inflação dos períodos anteriores, permitindo que aos poucos, as expectativas de inflação de investidores, consumidores e empresas fossem reajustadas. Esse movimento de restabelecimento de confiança e expectativas, foi importante para baixar a inflação.
Após cerca de 4 meses em atividade, o URV foi extinto, e criado oficialmente o Real, que entrou em circulação em 1º de Julho de 1994. Nos meses seguintes, a inflação foi mais baixa que no início de 1994, mas ainda assim, alta para os padrões atuais, com o ano de 1995 sendo finalizado com 22% de inflação. Ao longo dos anos, a inflação seguiu decrescendo, chegando ao patamar de 3,93% em 12 meses, em maio de 2024.
Com o lançamento do Real, em 1994, o terceiro pilar do Plano Real foi implementado, a implementação de uma âncora cambial e nominal, onde R$ 1,00 foi atrelado a US$ 1,00, de forma a equalizar os fluxos financeiros do país em consonância com o mercado internacional. Como resultado, as importações aumentaram, popularizando produtos antes restritos a uma parcela da população. Esse pilar do plano foi desfeito após o final do câmbio fixo, como resultado da Crise Asiática de 1998.
O Plano Real foi um projeto econômico de alta complexidade, que foi bem sucedido em grande medida pela junção de esforços entre economistas, governo e população. Após 30 anos, ver a maior parte dos elementos iniciais do Plano Real funcionando e mantendo a inflação sobre controle, é uma vitória única de todos nós!
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de Banco Central
Imagem: GBX
Veja também:
Mudanças no mercado bancário: o Banco Master adquire o Will Bank.
Na quinta-feira, dia 22 de fevereiro, o Banco...
Em mais um passo para a normalização das SAFs, grupo de empresários inicia contatos para negociar compra de grande clube brasileiro.
Nos últimos anos, clubes de futebol no Brasil...
Além do dinheiro em espécie, pix ultrapassa o cartão de débito
O cartão de débito é uma forma de pagamento...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!