Novidades
Web 3.0 e sua influência
25/04/2023
O termo Web 3.0 vem sendo usado para tratar de assuntos referentes a tecnologias que representam a nova fase da era digital que atinge o mundo todo. Ela é vista como uma web inteligente que utiliza tecnologias avançadas de Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina (em inglês, machine learning) para fornecer uma experiência mais personalizada aos usuários, tendo como chave para a inovação nesse meio, a digitalização de ativos através da tokenização.
De maneira geral, o conceito de Web 3.0 se concentra na descentralização e maior independência de empresas e instituições financeiras onde os usuários podem ter mais controle sobre os dados pessoais e informações. Sendo assim, a ideia é que a internet evolua e se torne uma rede global de comunicação e interação cada vez mais segura e eficiente. Para isso, são utilizadas diferentes tipos de tecnologias que conseguem fornecer maior interação entre as partes de forma segura como a Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês), criptografia e Blockchain.
Visando o melhor funcionamento dessa web inteligente, os ativos digitais se mostram atores importantes dentro do sistema. É a partir deles que a plataforma Blockchain é incentivada, sendo uma forma de recompensa para garantir a funcionalidade dela. Um exemplo de projeto que utiliza essa dinâmica é a Helium, uma plataforma de conexão sem fio (wireless) descentralizada destinada para dispositivos que operam com a Internet das Coisas. Para incentivar as pessoas a utilizá-la, os usuários são recompensados com um token.
Logo, nota-se que a Web 3.0 também se relaciona e influencia a tokenização. Os casos entre a Web e os tokens não se limitam à manutenção de Blockchain onde, o comércio organizado pelo criador, as wallets, a interação com aplicações e a DeFi (finanças descentralizadas), também podem ser exemplos da atuação dessa nova era digital.
Com informações de SEBRAE, Valor Econômico e BACEN
Imagem: IStock
Por Ana Carolina Martins Callegaro
Veja também:
Nvidia quebra recordes e atinge valor de mercado de 2 trilhões de dólares.
No dia 23 de fevereiro, a empresa fabricante de...
HSBC retoma tração no mercado brasileiro, mas ainda longe do varejo bancário.
Com a venda de suas operações para o Bradesco,...
O Fim de uma Era nos Meios de Pagamentos no Brasil: TED e DOC são descontinuados, frente ao uso maciço do PIX
Dentro do Sistema de Pagamentos Brasileiro, a...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!