Novidades
O Pix e as Central Bank Digital Currencies
18/08/2023
O PIX, sistema de pagamento instantâneo do Brasil, está intrinsecamente conectado com as Central Bank Digital Currencies (CBDCs), ou Moedas Digitais de Bancos Centrais. As CBDCs são representações digitais das moedas nacionais emitidas pelas autoridades monetárias, como os bancos centrais. O PIX compartilha uma afinidade conceitual com as CBDCs, uma vez que ambos os sistemas almejam modernizar o sistema financeiro, otimizar pagamentos e potencialmente transformar as interações financeiras.
O PIX pode ser considerado uma espécie de precursor das CBDCs, pois introduziu no Brasil uma infraestrutura de pagamento em tempo real e disponível a todo o momento, reduzindo drasticamente a dependência de liquidações bancárias tradicionais. Essa agilidade e disponibilidade contínua também são características centrais das CBDCs, buscando tornar as transações financeiras mais eficientes, inclusive em nível internacional.
A relação entre o PIX e as CBDCs também é visível no contexto da inovação e da digitalização do dinheiro. O PIX catalisou uma mudança na mentalidade do público brasileiro em relação a pagamentos eletrônicos, o que pode preparar o terreno para uma eventual adoção de uma CBDC. A agilidade e a conveniência do PIX também demonstram o potencial de uma moeda digital emitida por um banco central, oferecendo transações rápidas e reduzindo a necessidade de intermediários.
Entretanto, é importante ressaltar que embora o PIX tenha criado uma base sólida para o uso de tecnologias de pagamento avançadas, as CBDCs apresentam complexidades adicionais, como questões de privacidade, segurança, impacto sobre o sistema financeiro existente e são reguladas pelos Bancos Centrais. Por outro lado, o PIX é um sistema de pagamento, sem possuir equivalência jurídica como o Real, por exemplo. Logo, enquanto há uma relação conceitual entre o PIX e as CBDCs, estas últimas envolvem uma série de desafios e implicações mais amplas que vão além da infraestrutura de pagamento.
Por Ana Carolina Callegaro
Com informações de: Periódicos UFSC
Imagem: GBX
Veja também:
O andamento do Open Finance no Brasil
Segundo o recente relatório da Open Baking...
Assembleia de credores aprova nova Recuperação judicial da OI
No mercado brasileiro, uma empresa conhecida...
Ações da Apple atingem máxima histórica na Bolsa dos EUA, após recomendação de compra por Banco de Investimentos
A semana se inicia com um recorde sendo quebrado...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!