Novidades
O Índice IBC-BR e sua importãncia para entender a evolução do PIB brasileiro
14/12/2023
Dentre os indicadores econômicos divulgados pelo IBGE, Banco Central e outras instituições, sejam públicas ou privadas, há um indicador que se destaca pela sua periodicidade e precisão para a a leitura do panorama econômico brasileiro. Esse indicador, é o IBC-Br, divulgado mensalmente pelo Banco Central do Brasil, com o objetivo de mensurar o crescimento econômico.
Esse índice é divulgado desde março de 2010, e se compõe de um agregador de atividade, medido por meio de variáveis econômicas, como a produção dos setores de serviços, agricultura e indústria. Essas variáveis são escolhidas com base nas informações do Sistema de Contas Nacionais (SCN), que serão contabilizadas com diferentes pesos matemáticos.
O IBC-Br é divulgado 45 dias após a finalização do mês de referência. Mesmo que acabe por convergir com o PIB, o IBC-Br é mais amplo do que o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e serve como uma “prévia”dos resultados do PIB brasileiro, sendo utilizado pelos Agentes de Mercado para esse fim.
Ele se mostra uma ferramenta útil para a análise da atividade econômica, principalmente para o entendimento do momento mais recente da economia analisada. Mesmo com o IBC-Br sendo divulgados cerca de um mês e meio após a coleta das informações, ele é temporalmente mais recente que os cálculos de PIB e de produção nacional, que normalmente possuem um ciclo de tempo entre a coleta dos dados e divulgação dos resultados mais longa.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, visite nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de: BCB, Investing
Imagem: GBX Brasil
Veja também:
Crowdfunding e o setor imobiliário
No cenário da inovação financeira, especialmente...
Google em um dilema, como diminuir o desperdício de alimentos sem afetar o benefício favorito de seus funcionários?
Uma das características mais marcantes dos...
De forma silenciosa, a 3G Capital vende toda sua posição na Kraft Heinz
Segundo a emissora CNBC, uma das principais dos...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!