Novidades
A revolução global dos meios de pagamentos e o futuro das grandes bandeiras

29/08/2023
Uma revolução nos meios de pagamento está acontecendo em escala global, impulsionada pela crescente adoção de tecnologias digitais e mudanças nas preferências dos consumidores. Enquanto as grandes bandeiras de cartões, como Mastercard e Visa, dominaram o cenário de pagamentos por décadas, elas agora enfrentam desafios significativos e precisam se adaptar rapidamente para garantir sua relevância no futuro.
A ascensão de pagamentos móveis, carteiras digitais e sistemas de pagamentos instantâneos está alterando fundamentalmente a maneira como as transações financeiras ocorrem. Os consumidores estão buscando conveniência, segurança e agilidade em suas transações, levando a uma crescente demanda por métodos de pagamento alternativos aos cartões tradicionais. Nesse contexto, as grandes bandeiras precisam ajustar suas estratégias para abraçar essas tendências e oferecer soluções que atendam às novas necessidades.
A partir disso, a Mastercard, uma empresa renomada no setor das bandeiras de cartão, processou, em 2022, cerca de oito trilhões de dólares em transações de cartão. No entanto, apesar do nome e base de sustento serem originados dos cartões, a companhia está se preparando para diversificar suas atividades. Essa nova estratégia visa ir além das transações tradicionais de cartão e inclui planos como pagamentos rápidos para metrô em Nova York e tecnologias que recomendam escolhas alimentares, por exemplo.
Além disso, a empresa está de olho em oportunidades oferecidas pelo Pix no Brasil e pelo FedNow nos Estados Unidos, ambos sistemas de pagamentos instantâneos, embora ambos aqueçam a competição no setor. A busca da Mastercard por uma visão mais abrangente do futuro reflete um desafio enfrentado por toda a indústria de meios de pagamento. A empresa procura não apenas se concentrar onde os consumidores estão hoje, mas onde estarão no futuro, indo além dos cartões físicos.
Dessa forma, a competição no setor está aumentando à medida que novos players e tecnologias emergem. As grandes bandeiras precisam encontrar o equilíbrio entre manter sua base de clientes existente e atrair novos usuários por meio de soluções modernas e adaptadas às mudanças do mercado.
Por Ana Carolina Callegaro
Com informações de: Estadão e CNN Brasil
Imagem: GBX
Veja também:

Crowdfunding de investimento no mundo: participação na Ásia
A participação do crowdfunding na Ásia tem sido...

Banco Central incorpora Cédulas de Crédito Bancário no seu rol de garantias para operações de LFL
Ao longo dos últimos anos, as Cédulas de Crédito...

Com a emissão de 8 bilhões em debêntures, a NTS passa a ter a maior operação de captação do tipo na história do mercado de capitais brasileiro.
A NTS (Nova Transportadora do Sudeste) é uma...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!