Novidades
Mudança no mercado de capitais a vista? Mubadala Capital quer construir uma bolsa concorrente à B3
05/03/2024
Na última semana, o mercado acionário brasileiro foi surpreendido pela divulgação que o fundo de investimento Mubadala Capital estaria implementando projeto para abrir uma bolsa de valores no Brasil, de forma a concorrer com a B3, em 2025. Como resultado da reação dos Agentes de Mercado à notícia, as ações da B3 fecharam o pregão de sexta-feira com queda de 3,20%, em R$12,42% por ação.
Os Agentes de Mercado se perguntam principalmente, como a B3 reagiria a uma concorrente em solo brasileiro, dado o monopólio na operação da bolsa de valores em prol da B3 vigorar desde 2008, data da fusão entre Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) com a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo).
Pelo o que se sabe até o momento é que essa nova bolsa de valores operará com ações, derivativos, câmbio e outros produtos financeiros não especificados. Se especula que o CEO desta empresa será Cláudio Pracownik, ex-Ágora e Genial Investimentos.
Mesmo com os Agentes de Mercado reconhecendo que a B3 vem se preparando para o cenário de concorrência na operação de ações e outros produtos no mercado de capitais, há a preocupação em como manter o volume de operações alto em um ambiente com concorrência e volume geral de transações relativamente baixo, como é o mercado brasileiro.
Dado o fato que o projeto de uma bolsa de valores própria já tenha sido iniciado, e depois colocado em pausa pelo Mubadala Capital, em 2013, os Agentes de Mercado se mostram em compasso de espera por maiores informações, antes de se posicionar no mercado financeiro. A partir disso, as próximas semanas serão importantes para descobrirmos se o plano de criar uma nova bolsa de valores sairá finalmente do papel.
Para conhecer mais sobre o mercado bancário, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de Bloomberg Línea, Infomoney, Valor Econômico.
Imagem: GBX
Veja também:
Como a tecnologia vem influenciando o setor varejista
O setor varejista é um ramo do comércio que se...
Impulsionada pela alta rentabilidade, as debêntures se aproximam do market share do mercado acionário na preferência dos investidores
Em crescimento desde 2020, e tendência nos...
A Reforma Tributária e seus componentes: O Imposto Seletivo
Dentro do escopo de mudanças que a reforma...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!