Novidades
Maior exportação de aço da China afeta mercados ao redor do mundo, que temem serem sobrepujados por produtos mais baratos

23/04/2024
Ao longo de 2024, a economia chinesa vem enfrentando um problema potencialmente explosivo, a crise que abala o setor imobiliário local. Como resultado, empresas do setor estão falindo e os produtores de aço estão com estoques altos de produtos como chapas, pregos e outras estruturas metálicas. Para mitigar os prejuízos, as empresas chinesas aumentaram a exportação de aço para o exterior, que já aumentou 18% em relação a 2023.
Essa produção é vendida por preços mais baixos que os de mercado, o que permite que os consumidores acessem um produto de qualidade, mas com maior custo benefício financeiro. Como resultado, os produtos chineses aumentam sua participação em mercados como EUA, Brasil, Reino Unido e Índia, ao custo das empresas locais desses países, que diminuem a produção ou saem do mercado.
Para enfrentar esse problema, os governos destes países vem iniciando investigações antidumping para os produtos baseados em aço oriundos da China, enquanto produtores locais demandam por impostos mais altos para os produtos chineses. No Brasil, produtores locais de aço pedem pela imposição de impostos de importação na casa dos 25% do valor do produto, como forma de tentar barrar a entrada de aço chinês no Brasil.
Até aqui, a Gerdau, empresa de referência na produção de aço, diminuiu o turno de trabalho e dispensou trabalhadores. Isso foi feito para diminuir custos e evitar uma produção maior que o necessário para atender às encomendas já realizadas pelos seus clientes. Enquanto isso, o mercado mundial de aço torce para que o choque de mercado causado pela exportação em massa de aço chinês,ocorrida em 2015, não se repita.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de: Valor Econômico
Imagem: GBX
Veja também:

Transformação digital nas empresas
A transformação digital tem sido um dos...

Guia Básico das Moedas Sul Americanas
A América do Sul é uma região com economia...

Com aumento do preço dos veículos 0km, principais empresas do setor de locação de veículos sofrem perdas bilionárias com depreciação de veículos em estoque
No mercado automobilístico brasileiro, as...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!