Novidades

CVM e Banco Central instituições recentes, mas com uma rica história

CVM e Banco Central instituições recentes, mas com uma rica história

07/02/2024

O mercado financeiro brasileiro e seu sistema bancário são reconhecidos mundialmente pelo fluxo financeiro intenso que movimentam, bem como pelo tamanho e potência de seus players no mercado internacional. Regidos pelo Banco Central (no âmbito bancário e monetário) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no que tange a oferta de valores mobiliários, podem ser entendidos por alguns como instituições públicas antigas, solidificadas pela passagem do tempo. Entretanto, a experiência destes órgão é oriunda das crises e problemas que a economia passou nas últimas décadas, e não da simples passagem do tempo. 

O Banco Central do Brasil é uma instituição relativamente recente, criada em 31 de dezembro de 1964, pela Lei nº 4.595, que previa a criação do órgão, que substituiu a Superintendência da Moeda e do Crédito (Sumoc), o Banco do Brasil e o Tesouro Nacional, na emissão de dinheiro, na oferta de serviços bancários ao Estado e a supervisão do sistema bancário, além da responsabilidade pela implementação das políticas macroeconômicas no país. 

Assim, o Banco Central do Brasil conduziu a economia brasileira ao longo dos anos 70,80 e 90, enfrentando crises econômicas que assolaram o país no período, adquirindo a expertise e seriedade que marcam a Instituição nos dias de hoje. O BCB foi importante para o desenvolvimento e implementação do Plano Real, em 1994, o que encerrou de maneira bem sucedida a luta com a inflação, que já durava mais de uma década. 

Já a CVM, surgiu cerca de uma década após, em 1976, criada para evitar a repetição da Crise Financeira de 1971, que se originou da pouca regulação e supervisão do mercado financeiro. Conjuntamente da Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/1976),a criação da CVM foi a principal medida tomada pelo Estado para organizar o setor, que no início da década passou por profunda crise especulativa.

Com esse exemplo fatídico em mente, a CVM trabalhou ao longo das últimas décadas para implementar com sucesso as inovações tecnológicas ao mercado financeiro, sem perder de vista a segurança das operações e a maior participação da população no consumo dos produtos de investimento. 

Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!

Por Pedro Guedes
Com Informações de: BCB, CVM
Imagem: GBX
 

Veja também:

Crowdfunding de investimento no mundo: participação na Europa

Crowdfunding de investimento no mundo: participação na Europa

O crowdfunding, que se refere à prática de...

Leia mais
Ações da Apple atingem máxima histórica na Bolsa dos EUA, após recomendação de compra por Banco de Investimentos

Ações da Apple atingem máxima histórica na Bolsa dos EUA, após recomendação de compra por Banco de Investimentos

A semana se inicia com um recorde sendo quebrado...

Leia mais
Campari e NFTs, como o setor de bebidas se destaca com a tokenização e a Web 3.0

Campari e NFTs, como o setor de bebidas se destaca com a tokenização e a Web 3.0

Dentro da indústria de bebidas, é comum que...

Leia mais

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades

Fale conosco!

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:

atendimento@gbxbrasil.com

Retornaremos o mais rápido possível!

(51) 99172-2315
(51) 9172-2315

©2025. GBX - Inteligência que gera riqueza. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: