Novidades
Bradesco e Banco do Brasil propõem fechamento de capital da Cielo
15/02/2024
Durante a divulgação dos balanços de Bradesco e Banco do Brasil, uma notícia que surpreendeu investidores e analistas, foi a decisão de ambos os bancos em realizar uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) para a Cielo. Atualmente, cerca de 58,71% das ações estão com os controladores, 0,72% na tesouraria da empresa e 40,57% das ações estão em circulação, seja em acionistas menores, seja em negociação.
Segundo os CEOs de ambas as empresas, o objetivo do fechamento de capital é aumentar a assertividade da Cielo no setor, que passa por um período de competição exacerbada. A partir disso, se entende que uma estrutura de capital mais enxuta, daria maior agilidade para a implementação de mudanças de gestão e na operação. Essas mudanças poderiam impactar em menores dividendos para os acionistas. Para as empresas controladoras, perder uma janela de oportunidade no negócio, para ponderar com os demais acionistas questões menores, seria desnecessário.
Em um primeiro momento, se estima que será pago R$5,35 por ação, e caso as negociações com os acionistas pelo "valor-justo"das ações falhe, será necessária a realização de uma assembleia de acionistas, conforme preconiza a CVM. Tanto o BB, quanto o Bradesco, estimam que o processo de OPA será concluído em 150 dias, ou seja, o capital da Cielo será fechado entre julho e agosto de 2024.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, visite nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de: Valor Econômico, Cielo e Infomoney.
Imagem: GBX
Veja também:
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!