Novidades
Banco Central incorpora Cédulas de Crédito Bancário no seu rol de garantias para operações de LFL
30/10/2023
Ao longo dos últimos anos, as Cédulas de Crédito Bancário (CCBs) se consolidaram como um instrumento financeiro confiável para as partes envolvidas, como tomadores de crédito e credores. Como resultado, o uso de CCBs mostra-se mais enraizado no mercado financeiro, o que chama a atenção dos órgãos reguladores no país.
Em 03 de março de 2023, o Banco Central do Brasil (BCB), por meio do Voto 40/2023-BCB, decidiu que as Cédulas de Crédito Bancário podem ser aceitas como garantia na tomada de crédito junto às Linhas Financeiras de Liquidez (LFL), do Banco Central. Essas linhas são ofertadas à Instituições Financeiras, como Bancos e demais instituições reguladas pela Autoridade Monetária, que necessitem de liquidez para equilíbrio de suas contas.
Atualmente, há duas linhas dentro da LFL, a LLI (Liquidez Imediata) é uma linha regular de concessão automática, destinada ao gerenciamento de descasamentos de fluxos de caixa de curto prazo. Ela abrange operações pelo prazo de até 45 dias úteis. A LLT (Liquidez a Termo) é uma linha de concessão discricionária, voltada a atender necessidades de liquidez decorrentes de descasamentos entre operações ativas e passivas de instituições financeiras. Ela abrange operações pelo prazo de até 359 dias corridos.
Segundo o Voto 40/2023-BCB, a partir do primeiro trimestre de 2024, as operações junto às Linhas Financeiras de Liquidez poderão ter como garantias, as CCBs, entregues pelas instituições financeiras interessadas em obter acesso a essas operações de tomada de liquidez junto ao BCB. Esse movimento por parte do Banco Central ilustra como as CCBs e as operações estão cada dia mais presentes e são mais importantes para o ecossistema bancário-financeiro no país.
Por Pedro Guedes
Com informações: CNN e BCB.
Imagem: GBX Brasil
Veja também:
Bancos e investidores demandam mais garantias dos gestores de fundos de private equity, antes de novos aportes
Ao longo dos últimos anos, fundos de...
2024 inicia com mudança no topo da lista das empresas mais valiosas do mundo.
O Ano de 2024 não terminou seu primeiro mês, e...
Como a mudança de regras nos índices MSCI afetam as empresas brasileiras?
Na última semana, a empresa MSCI, sigla em...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!