Novidades
Com a maior participação das SAFs no futebol brasileiro, times preparam a emissão de um novo produto, as debêntures-fut
07/05/2024
Ao longo dos últimos anos, times de futebol no Brasil vem sendo cada vez mais modificados pela implementação das SAFs (Sociedade Anônima do Futebol). Inicialmente, os times que implementam o modelo de SAF, profissionalizam sua gestão e modificam a gestão do clube, que passa a contar com profissionais na administração dos times, e é fiscalizada pela CVM.
A partir deste novo modelo de gestão, os clubes passam a ter maior acesso ao mercado de capitais, podendo arrecadar capital, se necessário, com maior facilidade. No entanto, os clubes de futebol, pelo histórico financeiro pouco organizado, possuem dificuldade em acessar os produtos de captação existentes.
Para resolver esse problema, foram criadas as debêntures-fut.As debêntures-fut são um tipo especial de título de capitalização previsto na Lei das Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs),em vigor desde 2021. Elas permitem que os clubes de futebol levantem capital junto a investidores, mas com algumas vantagens em relação às debêntures tradicionais.
Ao investir em Debêntures de Incentivo, você estará financiando o seu time do coração e, ao mesmo tempo, recebendo uma remuneração por sua participação. Essa remuneração pode ser fixa, como em uma debênture tradicional, ou atrelada ao desempenho do clube dentro de campo. Ou seja, você pode receber mais se o time conquistar um campeonato, por exemplo.
A demora no lançamento deste produto foi fruto da conjunção de dois fatores. O primeiro foi a lenta adoção do modelo de gestão por SAF pelos clubes brasileiros, o que daria pouca oferta ao produto.Em seguida, tivemos a menor oferta de crédito, oriunda da Crise das Americanas, que foi descoberta em 2023.
Para realizar investimentos neste produto, não é necessário que o investidor seja torcedor ou sócio do clube, apenas que seja um investidor qualificado, segundo as métricas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Segundo o regulador, para acessar esse produto em oferta privada, é necessário que o investidor tenha R$1 milhão em investimentos ou certificação no mercado financeiro.
Por ora, esse modelo de oferta chama a atenção dos clubes, por possuir menos requerimentos para a emissão. Segundo alguns Agentes de Mercado, é esperado que as primeiras emissões de debêntures-fut ocorram ainda em 2024.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes.
Com informações de Infomoney
Imagem: GBX
Veja também:
O Avanço da Apple nos Serviços Bancários: O BaaS unindo tecnologia e o mercado bancário.
Na área de tecnologia, a Apple é uma das...
Após negociações, os controladores da Cielo aceitam pagar mais aos acionistas minoritários no fechamento de capital da empresa
Após semanas de negociações, a Cielo anunciou...
O que são FDICs?
Dentro do Mercado Financeiro, uma área que...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!