Novidades
As tendências globais para os meios de pagamentos: o caso do Oriente Médio e da África
14/07/2023
No caso do Oriente Médio, alguns países se destacam quando o assunto é os métodos de pagamentos do país. Embora o dinheiro físico ainda seja o método mais popular, os Emirados Árabes Unidos, por exemplo, estão se encaminhando para uma mudança de hábito ao estarem se tornando um país dominado pelos cartões, o qual, atualmente, possui cerca de 13 milhões de cartões sendo emitidos, dos quais 60% são de crédito e 40% de débito. Em conjunto a isso, a Visa e Mastercard são os principais operadores, e uma pequena parte dos cartões é emitida pela American Express, focando em cartões globais do que nos locais. Até o momento, nenhuma forma alternativa de pagamento conseguiu atingir uma base significativa de usuários nessa região do continente.
Por outro lado, em Kuwait, também no Oriente Médio, o dinheiro sempre foi o método de pagamento dominante, seguido pelos cartões. Entretanto, diferentemente dos Emirados Árabes, dos 5 milhões de cartões emitidos, 80% são cartões de débito e 20% são cartões de crédito, com as bandeiras dos cartões de débitos, predominantemente, locais e podendo ser usados online e em lojas físicas. Em Israel, assim como nos Emirados Árabes, o cartão de crédito é o método de pagamento prevalente, seguido pelo cartão de débito. Muito usados entre os adolescentes, os cartões de débito Visa e Mastercard geralmente são co-branded com uma bandeira local.
Além disso, uma particularidade desse país é que, para comprar de empresas internacionais, os israelenses precisam pagar com as bandeiras globais, seja Visa ou Mastercard, mas eles não usam essas bandeiras nos pagamentos domésticos. Como uma inovação do país, que vem se tornando uma realidade cada vez mais comum entre a população, as carteiras digitais locais como Bit e Paybox, ganham força, mas ainda pertencem aos principais bancos.
De outra forma, na África, o continente ainda não possui bancos fortes ou expressivos em termos globais, mas nota-se que há muito espaço para crescimento dentro da região. Dentro desse contexto, a Nigéria, o Quênia, Marrocos, o Egito e a África do Sul se mostram como os principais mercados da região, apresentando um e-commerce em ascensão e impulsionadas pela força das telecomunicações que criaram uma infraestrutura de pagamentos e transferências bastante eficiente.
Por conta da cultura mobile, é possível verificar um crescimento significativo do uso das carteiras digitais no continente, particularmente na Nigéria. A realidade do varejo obedece a essas circunstâncias locais. Os varejistas mais qualificados procuram se conectar com bancos globais e então oferecer alternativas de crédito. Entretanto, de maneira geral, o continente é um quebra-cabeças, com culturas distintas e dificuldades específicas.
Por Ana Carolina Callegaro
Com informações de: WorldPay e Mobile Transition
Imagem: iStock
Veja também:
O que são as SAFs e como elas impactam os clubes de futebol no Brasil?
O futebol brasileiro é marcado por clubes de...
Regulamentação do mercado de ativos digitais é sancionada
O ex presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei...
A importância dos iniciadores de pagamentos
Os iniciadores de pagamentos desempenham um...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!