Novidades
Após 17 anos, o Japão aumenta sua taxa de juros, e encerra o período de juros negativos.
22/03/2024
Após 17 anos e alguns meses de especulação e expectativas dos Agentes de Mercado, o Bank of Japan (BoJ na sigla em inglês) encerrou a era dos juros negativos, aumentando sua taxa básica de juros de -0,10% a.a, para o intervalo entre 0,0% e +0,10% a.a. Os juros negativos eram parte de um extenso projeto macroeconômico, que visava incentivar o consumo e injetar liquidez na economia japonesa.
Isso ocorreu pelo fato de a economia japonesa, ao contrário das demais grandes economias, sofreu na última década com severo caso de deflação, onde o público, ao preferir poupar, gerava menos consumo, levando a queda constante e generalizada dos preços, um efeito colateral da crise de 1990, o que levou o país a estagnar economicamente nos últimos 30 anos.
Com as restrições oriundas da pandemia de COVID-19, um boom inflacionário se abateu sobre o país, que aproveitou a situação para desenhar uma estratégia de saída do projeto encabeçado pelo antigo presidente do BoJ, Haruhiko Kuroda, em 2016. Ao observar que após o final da pandemia, o país não entrou em deflação, mas sim se manteve em patamares inflacionários próximos da meta de 2%, o BoJ começou a iniciar um movimento de apoio aos aumentos salariais, repasse de aumentos contratuais e a reorganização das expectativas dos Agentes de Mercado.
Com o crescimento econômico revisado do quarto trimestre de 2023 sendo positivo, e com o resultado positivo na temporada de negociações salariais, conhecida como Shunto, o Bank of Japan pode com maior segurança, abandonar as taxas de juros negativas. Entretanto, a compra de títulos em grandes quantidades ainda ocorrerá.
O Bank of Japan irá descontinuar os demais aspectos do plano de incentivo econômico ao longo dos próximos meses, se a inflação se manter próximo da meta de 2%.a.a, e se a inflação for oriunda de "fontes positivas", segundo o atual Presidente do BoJ, Kazuo Ueda.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, visite nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de Nikkei, The Economist
Imagem: GBX
Veja também:
Após 9 meses, Petrobrás reajusta gás de cozinha e combustíveis, especialistas prevêem impacto na inflação
Depois de meses de indefinição, a Petrobrás...
Os cartões com bandeiras próprias
O Brasil tem experimentado um notável...
Aplicativo transforma celular em maquininha de cartão
Diante das diversas possibilidades que as novas...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!