Novidades
A tecnologia blockchain e seus usos
28/03/2023
O blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que permite a criação de um registro compartilhado, imutável e seguro de transações e dados. Ele é formado por uma série de blocos interligados e que utilizam a criptografia, registrando as informações de forma permanente e sendo alimentado por uma rede descentralizada de computadores, ou seja, não há um único ponto de falha ou controle central.
Por esse motivo, a tecnologia blockchain é indicada para a realização do registro de projetos de comercialização de ativos, como criptomoedas, para garantir a aplicação de contratos inteligentes e efetuar o registro de ativos digitais. Além disso, como as informações são compartilhadas e verificadas por múltiplos participantes, a possibilidade de ocorrer alterações indevidas nas informações é muito baixa.
A principal plataforma de blockchain é a plataforma Ethereum que foi criada em 2013, servindo como base para uma ampla gama de projetos de registro em blockchain, stablecoins e outros criptoativos. Como todo token é ligado a uma plataforma de blockchain, uma segura medida de popularidade de uma plataforma é pelo uso dos tokens ligados a essa plataforma.
A partir disso, sua infraestrutura e sua adoção no mercado financeiro abrem diversas oportunidades. Isso porque a tecnologia teria o potencial de simplificar o processo de aquisição e registro desses ativos, reduzindo o custo operacional de investimentos tradicionais, além de aumentar a oferta de produtos alternativos e inovadores.
O crescimento da tecnologia de blockchain tem sido alavancado pelo aumento da complexidade dos processos de privacidade de dados e segurança de informação, sendo uma solução que não requer a ampliação de funcionalidades de uma instituição e não demanda a contratação de terceiros para suportar as operações de sustentação. Podemos ver o crescimento dessa tecnologia com a recente notícia de que a empresa Fênix DTVM realizou a primeira venda de barra de ouro do Brasil com total rastreabilidade por meio da tecnologia blockchain.
O recurso é usado para registrar o passo a passo da obtenção do minério, garantindo a procedência do produto e evitando ligação com atividades como o garimpo ilegal ou o desmatamento. O projeto foi uma parceria com o blockchain Minespider e é um primeiro passo na integração da tecnologia em todas as cadeias de suprimento de produtos ligados ao ouro e que já estão ligadas à infraestrutura digital da empresa.
Fonte: Exame
Imagem: Exame
Veja também:
Gol e Azul anunciam parceria comercial, e CADE analisa a necessidade de notificação ao Órgão Antitruste
Na quinta-feira, 23 de maio, duas das maiores...
South Summit: evento de inovação referência desembarca em Porto Alegre
Baseando-se em pilares como a transformação e...
Após Shein e Shoope, mais uma varejista chinesa entra no mercado brasileiro, a Temu
Nos últimos anos, o varejo brasileiro foi...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!