Novidades
Utility Tokens
08/05/2023
Diante das mudanças tecnológicas podem ser originados novos tipos de serviços e produtos, tendo como componente central dessas inovações, o token. De forma simples, o token é um conjunto de caracteres que permite o acesso a um banco de dados, plataforma ou programa. Os caracteres são organizados a partir de uma base aleatória ou podem ser organizados de maneira lógica, de maneira a exprimir uma ideia que pode ser criptografada e assinada digitalmente para garantir a integridade.
Esses tokens podem ser físicos, como um cartão de memória ou dispositivo de pen drive, ou também digitais, como um token de acesso bancário ou uma criptomoeda. Eles podem ser separados em duas categorias, os tokens fungíveis e os tokens não fungíveis (NFTs). Dentro dessas categorias existem os utility tokens, ou seja, são emitidos por uma empresa ou organização para ser usado dentro de sua própria plataforma ou ecossistema. Eles são chamados de "tokens de utilidade" porque são projetados para fornecer acesso a serviços ou recursos específicos dentro da plataforma.
Ao contrário dos tokens de segurança, que são emitidos como uma forma de investimento e representam uma participação acionária na empresa, os utility tokens não são projetados para oferecer uma participação acionária ou lucro. Em vez disso, eles são usados para desbloquear recursos ou serviços específicos dentro da plataforma, como descontos, acesso premium, votação ou participação em jogos. Esses tokens também invadiram o mercado de tokens não-fungíveis (NFTs), que até pouco tempo atrás era focado nas artes digitais. Os criadores de projetos artísticos adicionaram experiências e recompensas do mundo real aos seus colecionáveis digitais, dando um caráter mais utilitário para eles.
Os utility tokens são geralmente criados e distribuídos durante uma Oferta Inicial de Moedas (ICO) ou outro tipo de evento de crowdfunding, onde os investidores podem comprar os tokens em troca de outra criptomoeda ou dinheiro fiat. Sendo assim, eles podem ser usados em uma variedade de indústrias, incluindo jogos, fintech, mídia social, e-commerce e muito mais, fornecendo uma forma inovadora de monetizar serviços digitais e criar ecossistemas abertos e descentralizados, onde os usuários têm mais controle sobre a direção da plataforma.
Por Ana Carolina Callegaro
Com informações de: WorldCoin
Imagem:Bitpanda
Veja também:
União das associações de meios de pagamento: a Confederação Nacional de Empresas de Meios de Pagamentos
As três principais associações do setor...
Transações bancárias: realização das transações via celular ganha relevância
Os meios digitais cada vez mais se consolidam...
A fim de preservar as taxas de spreads, Bancos diminuem a captação de Debêntures Incentivadas
Ao longo de 2024, investidores procuraram com...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!