Novidades
Stablecoins
09/05/2023
Os stablecoins são ativos baseados em tokens e possuem construção técnica semelhante às criptomoedas, sendo também emitidas à parte do Estado, com possibilidade de transferência de titularidade e esse registro sendo registrado criptograficamente. Ainda, cabe ao stablecoin, a conversão em moeda fiduciária ou outro criptoativo, podendo ser emitido periodicamente, de acordo com a necessidade do emissor.
Eles foram criados para abordar a volatilidade que é comum em outras criptomoedas, como o Bitcoin, que podem sofrer flutuações de preço significativas em um curto período de tempo. Dessa forma, os stablecoins são projetados para manter um valor fixo em relação à moeda fiduciária ou a um ativo subjacente, como ouro ou prata. Para alcançar essa estabilidade, os emissores de stablecoins geralmente usam mecanismos como reservas de moedas fiduciárias, ativos subjacentes, algoritmos ou contrapartes centralizadas para garantir o seu valor.
A partir disso, os stablecoins têm ganhado popularidade nos últimos anos por serem uma forma de permitir a negociação de criptomoedas sem se preocupar com a volatilidade dos preços. Isso é especialmente importante em um ambiente comercial onde a estabilidade de valor é essencial para as transações. Além disso, elas podem ser usadas para fins de remessas internacionais, pagamentos comerciais e outras transações financeiras que exigem estabilidade de valor.
Por Ana Carolina Callegaro
Com informações de: Exame
Imagem: Goblockchain
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!