Novidades
Preços da indústria sobem pela primeira vez no ano, suportados pelo real fraco frente ao dólar
05/04/2024
Nesta terça-feira, dia 02 de abril, o IBGE publicou o resultado do Índice de Preços ao Produtor, mais conhecido pela sigla IPP. Esse índice é importante, pois visualiza o impacto inflacionário no início do processo produtivo, o que rendeu a alcunha de "inflação de porta de fábrica" ao índice. Esse apelido ilustra a importância da medição da inflação ao longo do processo produtivo, que muitas vezes, é o ponto de partida de crises inflacionárias ao redor do mundo, e pode facilmente, impactar os preços junto ao consumidor final.
Na medição de fevereiro, divulgada essa semana, trouxe resultado positivo de +0,06% ao IPP, sendo o primeiro resultado positivo em três medições mensais. Esse resultado próximo a zero, foi fruto de uma situação específica, com o preço dos alimentos apontando queda de -1,42% no mês analisado. Como o segmento corresponde a 25% do cálculo, essa queda enfraqueceu o resultado de outras áreas analisadas.
Já a metalurgia e a indústria extrativista, tiveram o registro de alta, sustentadas pelo aumento dos preços do minério de ferro e a depreciação do Real Brasileiro, frente ao Dólar. Dado o menor peso desses setores, nem mesmo a alta respectiva de 2,03% e 1,79% nestes segmentos, foi incapaz de mover o IPP para um patamar mais alto que o observado. Cabe agora observar como o IPP irá se comportar ao longo do segundo trimestre, período importante para a construção da leitura anual do índice.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, visite nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de: Valor Econômico
Imagem: GBX
Veja também:
Contas digitais favorecem bancarização e mudam hábitos em pequenos negócios
As contas digitais têm desempenhado um papel...
Com a aprovação do CADE, Bunge e Viterra podem dar continuidade ao processo de fusão
Após 11 meses de deliberação, a...
Termos do Mercado Financeiro: "Taxa de Juros Variável"
O termo, "taxa de juros variável", representa...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!