Novidades
O Santander realiza operações de teste com o Drex, mas ainda há caminho a ser percorrido antes do lançamento.

07/12/2023
O projeto de CBDC do Banco Central, chamado de Drex, avançou mais um passo na sua construção. No dia 28 de novembro, o Banco Santander realizou uma transação registrada em blockchain, com resultado bem sucedido. O diferencial desse teste, é que além da realização da transação per si, essa operação foi registrada em blockchain sem que as outras instituições parte dos testes do Drex conseguissem acessar as informações contidas no blockchain.
Para que uma transação ocorra com sigilo, mesmo em um ambiente transparente como uma plataforma em blockchain, foi utilizada a ferramenta de sigilo Zether, desenvolvida pelo J.P Morgan. Essa necessidade de implementar mecanismos de proteção à intimidade dos usuários é oriunda da legislação brasileira, que demanda sigilo das transações financeiras.
No dia 29 de novembro o Banco do Brasil e o Banco Itaú realizaram transação bem sucedida com o Drex e com o sigilo dos valores e dos correntistas realizada com a Zether. Conforme os testes avançam o Banco Central e os Bancos que participam do consórcio de desenvolvimento do Drex aumentam sua expertise no uso do CBDC e ajustam esse ecossistema para os mais diversos tipos de transações.
Para aprender mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de: Valor Econômico, BCB
Imagem: GBX
Veja também:

CMN relaxa regras de compulsório e crédito para bancos atuantes no RS
Com as enchentes no Rio Grande do Sul, os bancos...

Big data e análise de dados: como essas tecnologias avançam?
O Big Data é um termo que se refere a grandes...

OMC: O que é e como influência nos meios de pagamentos
A Organização Mundial do Comércio (OMC)...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!