Novidades
O que condiciona o preço do petróleo ao longo do dia?
07/11/2023
De todas as commodities que são consumidas por pessoas e empresas, nenhuma é tão impactante quanto o petróleo. Isso ocorre porque ele é utilizado como combustível, matéria prima para o plástico e componente para uma série de produtos. Como consequência, é utilizado para quase tudo que traz sentido à vida moderna. Com isso, é comum que o público em geral se pergunte sobre como ele é precificado.
De forma diferente de outras mercadorias, o preço do petróleo não tem na relação oferta x procura seu único elemento de precificação. Mesmo que essa máxima econômica seja um elemento importante para definir o preço do petróleo, e por consequência de uma ampla gama de produtos, há outros fatores com peso igual ou até maior.
Um deles é o componente geopolítico, onde um grupo pequeno de produtores consegue direcionar o mercado, manuseando a oferta do petróleo, gerando excesso de oferta ou falta dela, quando bem definir. Esse grupo restrito de países é a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Para além dos anseios desse grupo, há conflitos em regiões produtoras (como o Oriente Médio) e em regiões de transporte do petróleo (linhas marítimas asiáticas, oleodutos no Leste Europeu), que podem paralisar a extração e entrega do petróleo nos mercados consumidores.
Esse cenário levaria o preço do barril de petróleo às alturas. Uma outra situação é um país sancionado, proibido de comercializar petróleo, voltar ao mercado,o que aumentaria a oferta, baixando os preços. Aqui vemos que ainda que a relação oferta x procura atue sob o produto, ele não ocorre só, mas sim como reflexo de uma medida geopolítica.
A partir desses elementos, crises econômicas, a própria pandemia de COVID-19 podem provocar oscilações nos preços para além do simples balanço entre quem quer vender e quem quer comprar petróleo. Tendo isso em mente, Agentes de Mercado observam cada notícia relevante que trate de países relevantes para o mercado de petróleo.
Por isso que a atual conflagração em Israel chama a atenção, pois ocorre em uma região chave para a produção de petróleo, como o Oriente Médio e em caso de spillover, poderia envolver países importantes para produção e escoamento do produto, como o Irã. Por ora, este prospecto é de difícil ocorrência, mas se tratando de uma região turbulenta, nada pode ser descartado.
Por Pedro Guedes
Com informações: Bloomberg e S&P Markit
Imagem: Getty Images
Veja também:
A GBX Brasil lança sua solução para banking: a GBX Bank
Seguindo sua trajetória de inovação tecnológica,...
Como as "antigas" tecnologias continuam a influenciar o crescimento do Mercado Financeiro?
As então consideradas "antigas" tecnologias por...
Erro na atualização de software em computadores de empresa cibersegurança causa transtornos ao redor do mundo nessa
Na manhã de hoje, uma falha de atualização em um...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!