Novidades
HSBC retoma tração no mercado brasileiro, mas ainda longe do varejo bancário.
06/03/2024
Com a venda de suas operações para o Bradesco, ocorrida em 2016, o HSBC passou 3 anos fora do mercado brasileiro, como forma de cumprir a cláusula de não competição. Desde 2019, o banco britânico vem retomando sua atuação no mercado brasileiro, mas de forma diferente de sua antiga atuação.
Enquanto no início dos anos 2000 e na década seguinte, o HSBC atuava junto ao chamado "varejo bancário", atuando diretamente com o cliente Pessoa Física, oferecendo produtos bancários como crédito, transferências e conta corrente, hoje a atuação é diferente. Após reentrar no mercado brasileiro, o HSBC passou a focar em atender empresas e suas necessidades bancárias, focando na oferta de produtos como crédito para capital de giro, operações de exportação e importação, bem como na oferta de garantias para seguros e empréstimos.
Como parte de sua estratégia de maior atuação junto ao mercado empresarial brasileiro o banco britânico procura focar sua atuação nas empresas envolvidas na corrente de comércio Brasil-China,seja na importação de máquinas e outros produtos, seja na exportação de commodities. Para atrair as empresas desse nicho, o HSBC pretende oferecer antecipação de recebíveis e está lançando um novo cartão de crédito para clientes Pessoa Jurídica.
Mesmo com o aumento da tração de trabalho no mercado brasileiro, a instituição não possui planos de retornar ao mercado de varejo bancário no Brasil no curto e médio prazo.
Para conhecer mais sobre o mercado bancário, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de Bloomberg Línea, Infomoney, Valor Econômico.
Imagem: GBX
Veja também:
O funcionamento do Pix brasileiro na Argentina
A Fiserv, empresa global de pagamentos e...
Após 9 meses, Petrobrás reajusta gás de cozinha e combustíveis, especialistas prevêem impacto na inflação
Depois de meses de indefinição, a Petrobrás...
A Bancarização em 2023: avanço em ritmo ainda intenso, mas também distante da bancarização completa da população.
A pesquisa realizada pelo instituto Locomotiva...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!