Novidades
Com mudança de controlador à vista, a situação da Rede Starbucks no Brasil se mostra fragilizada por problemas financeiros.

14/06/2024
A rede de cafeterias Starbucks, que desembarcou no Brasil em 2006, mas que expandiu suas operações para fora do eixo RJ-SP, em 2018, se encontra em situação financeira delicada. Com vendas em queda e endividamento alto, a controladora da marca no país, a SouthRock, vendeu a rede de cafeterias para a Zamp, que possui em seu portfólio,a rede Burger King.
A nova controladora, que por R$120 milhões de reais adquiriu a rede de cafeterias da Starbucks, terá um cenário complexo a enfrentar. Segundo informações obtidas pela Valor Econômico, 93% das lojas abertas da rede de cafeterias estão com os aluguéis atrasados, e sem previsão de quitação dos valores em aberto. Como resultado, 73 lojas estão enfrentando ação de despejo.
Além das ações em andamento, há 14 ordens de despejo a serem cumpridas e 6 lojas já foram fechadas temporariamente. Das 144 lojas abertas no Brasil, 93 se mostram vulneráveis a despejo ou fechamento. Ainda, há o relato de salários atrasados em várias lojas. Mesmo com a antiga controladora da franquia no Brasil devendo utilizar os R$120 milhões do acordo para quitação dessas pendências, há outros desafios para a Zamp na gestão das operações da rede Starbucks no país.
As vendas da empresa estão em queda ao longo do ano, com baixas que variam entre 28% a 36% nos últimos meses. No entanto, essa queda nas vendas é oriunda da restrição de fornecedores ao Starbucks, que demandam pagamentos adiantados, o que gera baixo estoque e oferta de produtos.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de: Valor Econômico
Imagem: Guaíra News
Veja também:

Como a Inteligência Artificial está sendo utilizada para inovar o sistema financeiro tradicional
Na corrida pela transformação digital, é...

Após mais de 20 anos, a cidade do Rio de Janeiro ganha nova Bolsa de Valores, que iniciará suas atividades em 2025
Após meses de negociações com a ATS (American...

Como funciona a escolha do Presidente do Banco Central ?
Dentro da economia brasileira, uma das posições...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!