Novidades
Com aumento do preço dos veículos 0km, principais empresas do setor de locação de veículos sofrem perdas bilionárias com depreciação de veículos em estoque

25/04/2024
No mercado automobilístico brasileiro, as locadoras de veículos são players relevantes, com capacidade de absorção da oferta de veículos única, podendo arrematar grandes quantidades de veículo, com custo mais baixo que concessionárias e outras empresas. Nos últimos 4 anos, locadoras, como a Localiza, a Movida e a Unidas, arremataram muitos veículos, o que permitiu a abertura de uma nova vertical de negócios, a venda de semi-novos.
Esse movimento, aliada a alta capilaridade destas empresas, trouxe às locadoras, grandes lucros, e maior market share em um novo mercado. Esse cenário foi fruto de juros baixos e preços altos para os veículos seminovos. No entanto, com a atual conjuntura, tal cenário se alterou.
Agora, com juros mais altos, e maior procura por veículos novos, é visualizada sensível depreciação de veículos seminovos, que variam entre 9,3% (veículos ano 2023), até 14,1% (veículos ano 2022). Ainda que os anos de 2021 e 2020 não tenham depreciação tão alta quanto 2022, ainda ficam acima da faixa dos 10% de desvalorização. Esse panorama custou às 3 principais locadora, prejuízo conjunto de R$1,2 bilhão de reais. A desvalorização dos veículos é amplificada pela preferência do público por veículos novos e a remoção dos subsídios no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Ainda que o cenário no curto prazo continue sendo negativo, é esperado pelos analistas que o preço dos veículos seminovos se recupere ao longo de 2024.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de: Bloomberg Línea
Imagem: Shutterstock
Veja também:

Com a Taxa de Juros mais alta, Agentes de Mercado começam a visualizar uma taxa de juros neutra mais alta para os EUA
O ano de 2024 foi marcado pelo embate entre o...

O discreto, mas importe investimento dos Emirados Árabes Unidos no Brasil
Com a participação de nosso sócio diretor Mauri...

Anbima anuncia mudanças nas certificações para o mercado financeiro nos próximos anos
No mercado financeiro brasileiro, as empresas e...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!