Novidades

Brasil: o país com mais contas em bancos digitais

Brasil: o país com mais contas em bancos digitais

06/06/2023

Uma pesquisa realizada nos últimos meses, revelou que o Brasil é o país com mais contas em bancos digitais no mundo. Segundo estudo, atualmente, 43% da população brasileira possuem uma conta digital, porcentagem que, até 2027, deve atingir a marca de 57%. Na prática, os dados da pesquisa revelam que 4 em cada 10 brasileiros decidiram se tornar clientes de um banco digital nos últimos anos. 

Em questões de dados mundiais, é possível analisar os países conforme ranking de aderência da população a esses bancos. Os dados indicaram que a Indonésia aparece em segundo lugar (26%), Irlanda em terceiro lugar (22%), Singapura em seguida, ocupando o quarto lugar (21%) e Hong Kong em quinto lugar (20%) da população aderindo aos bancos digitais. 

Entre as principais hipóteses para essas mudanças está a isenção de tarifas oferecida pela maioria dos bancos digitais, além da praticidade para abertura de contas e a maior desburocratização dos processos tradicionais. Em conjunto a esses fatores, ainda se tem a pandemia provocada pelo novo coronavírus, que acelerou o processo de transformação digital globalmente, tendo como exemplo outra pesquisa que apontou o crescimento de 61% dos bancos digitais presentes no Brasil entre 2021 e 2022.

De maneira geral, os bancos digitais são instituições financeiras que viabilizam a maior parte de seus produtos e serviços de forma online. Eles surgiram recentemente por meio das startups que atuam digitalizando os serviços digitais, sendo também chamadas de fintechs. No Brasil os bancos digitais atuam oficialmente desde 2016, quando ocorreu a regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN), ainda que algumas instituições desse porte já atuavam antes disso. 

Em um primeiro momento, os bancos digitais só podiam disponibilizar contas destinadas para pessoas físicas. No entanto, desde 2018, os bancos digitais estão autorizados a oferecer contas também para as empresas, inclusive, eles também isentam empresas de tarifas de abertura e movimentação.
Desse modo, diante da pesquisa apontada, mesmo que a adesão a essas instituições seja maior entre os mais jovens, onde 89% das população entre 20 e 29 anos tem preferência pelos bancos digitais, o número entre pessoas acima dos 40 anos também surpreende, com 67% priorizando os bancos digitais.

Esses dados apresentados, em conjunto com a chegada do PIX e com os planos do lançamento do Real Digital nos próximos anos, devem fazer com que as transações bancárias realizadas de forma online continuem liderando o mercado e influenciando cada vez mais as populações acostumadas com os meios tradicionais, dando espaço para que ainda mais fintechs financeiras se desenvolvam.


Por Ana Carolina Callegaro
Com informações de Exame e Febraban
Imagem: GBX
 

Veja também:

Governo envia novo Projeto de Lei visando incentivar o contato do público com Mercado de Capitais.

Governo envia novo Projeto de Lei visando incentivar o contato do público com Mercado de Capitais.

Nos próximos dias, o Governo Federal irá enviar...

Leia mais
Web 3.0 e sua influência

Web 3.0 e sua influência

O termo Web 3.0 vem sendo usado para tratar de...

Leia mais
Termos do Mercado Financeiro: FOMO

Termos do Mercado Financeiro: FOMO

No mercado financeiro, onde as oportunidades e...

Leia mais

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades

Fale conosco!

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:

atendimento@gbxbrasil.com

Retornaremos o mais rápido possível!

(51) 99172-2315
(51) 9172-2315

©2024. GBX - Inteligência que gera riqueza. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: