Novidades
Bitcoin será negociado na Bolsa de Valores de Londres
04/05/2023
A Bolsa de Valores de Londres, principal bolsa do Reino Unido, anunciou que lançará um produto de negociação de derivativos do bitcoin para os seus clientes. O lançamento faz parte de uma parceria com a GFO-X, uma empresa britânica especializada na negociação de contratos futuros de criptoativos.
De acordo com a LCH SA, empresa responsável por administrar a bolsa de valores, a oferta do produto ainda necessitará passar por uma aprovação das autoridades britânicas de regulação. Vale ressaltar que o Reino Unido tem uma das políticas mais rígidas em relação às criptomoedas e no continente europeu em geral as regulações ainda estão sendo implementadas em fase inicial. Conforme o plano de instituição, a LCH atuará como uma intermediária entre os derivativos que forem criados pela GFO-X e as ordens de negociação dos investidores.
Como a negociação será feita através dos derivativos da criptomoeda, eles serão disponibilizados para os investidores envolvendo contratos futuros e opções em torno do preço do bitcoin. Sendo assim, os compradores e vendedores não terão acesso diretamente à criptomoeda, mas a possíveis níveis de preço tendo como valor de referência o dólar. A expectativa é que o produto de investimento em bitcoin seja disponibilizado no quarto trimestre de 2023. Apesar de não serem negociações à vista, a introdução do Bitcoin ao setor financeiro tradicional do Reino Unido conseguirá alimentar a demanda institucional pela maior criptomoeda do mercado.
O atual cenário mostra o recente movimento de alta das criptomoedas, o que têm atraído mais investidores para o setor. Segundo especialistas, a forte alta do bitcoin em 2023 está ligada à mudança de perspectiva do mercado quanto ao ciclo de alta de juros nos Estados Unidos. Logo, o contexto favorece ativos considerados mais arriscados, como é o caso das criptomoedas, já que torna a renda fixa americana menos atrativa e reduz temores sobre uma possível recessão na maior economia do mundo. Além disso, a crise no setor bancário ajuda a reforçar o caráter descentralizador da criptomoeda no sistema financeiro.
Por Ana Carolina Callegaro
Com informações de: Banco Central Europeu e Exame
Imagem:Live Coins
Veja também:
A Nestlé compra a controladora da Kopenhagen , e o que isso muda no mercado de chocolates?
No início de fevereiro, o CADE, Conselho...
O debate hard landing/ soft landing na economia dos EUA
Ao longo de 2023, a economia dos Estados Unidos...
A integração do ChatGPT para geração de conhecimento
A integração do ChatGPT em diferentes...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!