Novidades
Banco da Amazônia prepara follow on, consolidando tendência do mercado acionário brasileiro em 2024
23/07/2024
O mercado acionário ao longo de 2024 vem sendo marcado por um fluxo fraco na entrada de novas empresas, pelos chamados IPOs (do inglês Initial Public Offering), e nas ofertas subsequentes, os chamados follow-on. Enquanto a B3 permanece sem a perspectiva de novas entrantes de peso no seu índice acionário, começa a ganhar tração o movimento de follow on no mercado.
Ao longo de 2024, foram realizadas 6 operações de follow on, que movimentaram cerca de R$4,8 bilhões até o presente momento. Neste contexto, o Banco da Amazônia, pretende realizar ao longo do segundo semestre, operação de aumento de capital, por meio de follow on de ações, no valor estimado de R$2 bilhões de reais.
Segundo o presidente do banco, tal movimentação seria necessária para realizar o aumento do crédito disponível na Região Norte, bem como para aumentar o Índice de Basileia do banco, que hoje é de 13%. O objetivo da instituição é aumentar o indicador de liquidez para 15% com o aumento de capital. Ainda, o Banco da Amazônia procura se consolidar como maior fornecedor de crédito na região, que é pouco assistida pelos bancos tradicionais.
Tal escolha foi resultado da análise pelos gestores do banco, de que a reabertura de capital seria mais proveitosa para a companhia ao invés da simples emissão de dívida ou aportes pelo controlador, o Estado do Amazonas.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes
Com dados de Revista Exame, Investalk,Valor Econômico
Imagem: Shutterstock
Veja também:
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!