Novidades
A Reforma Tributária e seus componentes: O Imposto Seletivo

29/04/2024
Dentro do escopo de mudanças que a reforma tributária, que está em discussão no Congresso Nacional, uma novidade que vem dividindo opiniões, é o chamado Imposto Seletivo, conhecido popularmente como "Imposto do Pecado. Essa medida, prevista no projeto de lei apresentado pelo Governo, irá iniciar a regulamentação dos principais pontos da mudança na estrutura tributária brasileira, aprovada em 2023.
O Imposto Seletivo, se constitui basicamente, de um tributo estruturado para incidir sobre produtos e serviços que sejam potencialmente prejudiciais para a saúde humana, meio ambiente e para a sociedade. A partir dessa tarifação, os consumidores passariam a deixar de consumir ou mudar seus hábitos de consumo ao longo do tempo. No exterior, é comum que esse imposto seja implementado em produtos como cigarros, bebidas alcoólicas e refrigerantes, por exemplo.
Na proposta enviada pelo governo nos últimos dias, estão previstas alíquotas em aeronaves; bebidas alcoólicas e açucaradas; cigarros e derivados do tabaco. Ainda, está prevista a cobrança de Imposto Seletivo de veículos automotores, petróleo e minérios, estes dois, mesmo em caso de exportação.
A implementação gradual deste imposto ocorrerá dentro do cronograma inicial da reforma tributária, onde após sua aprovação, irá conviver e alternar sua aplicação com o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), sem somatizar com ele sobre um produto. Isso irá ocorrer até a extinção do IPI, que ocorrerá no início da próxima década.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acesse o nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de: Valor Econômico; Ministério da Fazenda; JOTA
Imagem: GBX
Veja também:

Termos do Mercado Financeiro: BOP
O "Balance of Payments" (BOP, na sigla em...

O andamento do Open Finance no Brasil
Segundo o recente relatório da Open Baking...

Palmeiras lança fan token mirando em maior contato com sua base de torcedores
No mercado futebolístico, é comum que...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!